Castelo de Belmonte
Festa medieval
Castelo de Belmonte - Foi o rei D. Afonso III que o mandou construir no séc. XIII, sofrendo depois diversos melhoramentos.
O Castelo de Belmonte fica situado no Largo do Castelo, erguendo-se num monte rochoso a uma altitude de cerca de 650 metros. Pouco se sabe sobre quando, exatamente, foi construído este edifício. No entanto, este castelo ficou famoso por ter sido a residência da família Cabral, tendo aí habitado o famoso navegador Pedro Álvares Cabral.
A sua construção integra uma invulgar variedade de estilos arquitetónicos, tendo traços românicos, góticos, manuelinos e setecentistas. perto do Castelo, encontram-se a Capela de Santo António e a Capela do Calvário.
História
Apesar de não haver certezas sobra a data da sua construção, é provável que tenha sido construído no Séc XII a mando de D.Sancho I para defesa da povoação a quem o mesmo rei havia concedido carta de foral em 1199. Os vários achados arqueológicos desta zona confirmam a existência da fortificação a partir de finais desse século e princípios do Séc XIII.
Mais tarde, o castelo viria a ser reedificado por Egas Fafes, bispo de Coimbra, a mando de D. Afonso III em 1258 sendo que tanto o castelo como a torre de menagem, apenas terão sido concluídos já no reinado de D. Dinis tendo entretanto perdido importância estratégica com a assinatura do Tratado de Alcanizes em 1297 e consequente avanço da fronteira para Este.
Já no ano de 1392, o Bispo de Coimbra decide fazer uma permuta da vila de Belmonte e couto de S. Romão pela vila de Arganil, passando o castelo a ser pertença de Antão Martim Vasques da Cunha, embora por pouco tempo, pois acabaria por reverter para a coroa sendo feito Luís Álvares Cabral alcaíde do Castelo de Belmonte.
É precisamente nessa altura, entre finais do Séc XIV e princípios do Séc XV, provavelmente devido a um confronto com tropas de Castela, que o castelo acaba por ser parcialmente destruído por um incêndio. Esse fato é atestado pelos sedimentos de cinza postos à luz durante as escavações.
É, no entanto, em 1466 que se dá aquele que foi, provavelmente, o mais importante episódio na história desta fortaleza, com a doação da vila e castelo por D. Afonso V a Fernão Cabral. Esse, por sua vez, decide transferir a residência da família Cabral para o interior do castelo. Já no Séc XVI, é edificado no Castelo de Belmonte o Solar dos Cabrais, havendo ainda registos de obras junto à porta principal do castelo nos Séc XVII e XVIII. A partir de meados do do século XVIII, o castelo entra em decadência deixando de ser residência senhorial e é progressivamente abandonado, chegando mesmo a ser usado para a pouco nobre função de celeiro.
Nos nossos dia, o Castelo de Belmonte tem funções turísticas e culturais, tendo para esse efeito sido construído um anfiteatro no interior do castelo, aterrando-se também as fundações de alguns compartimentos do edifício manuelino.
Descrição
O Castelo de Belmonte possui um traçado ovalado irregular, erguido em aparelho de pedra granítica, e a sua torre de menagem é de planta quadrada adossada pelo exterior, com 3 pisos, possuindo porta de acesso no 1º e no 2º pisos.
A fachada principal do castelo, que fica orientada para o Sul, encontra-se rasgada por um portal de arco de volta perfeita. No cimo desse arco podemos observar esculpaida uma esfera armilar e o brasão de armas dos Cabral.
No interior do Castelo de Belmonte, a característica mais notória é o edifício civil manuelino semi-destruído de 2 pisos, edifício esse que constituía o Solar dos Cabrais. No interior encontram-se também ainda de um baluarte junto à porta Norte. O acesso ao Castelo é feito através de uma entrada em L. No pano da muralha, podemos destacar não só as várias seteiras mas também a famosa janela manuelina.
A fachada principal do Castelo de Belmonte, orientada para o Sul, é rasgada por um portal de arco de volta perfeita, encimado por uma esfera armilar e pelas armas dos Cabral.
Onde dormir em Belmonte
Pousada de Belmonte
Situado no mosteiro medieval de Nossa Senhora da Esperança, este encantador boutique hotel possui um restaurante que serve pratos tradicionais do distrito de Castelo Branco. |