Castelo de Celorico da Beira
Concelho: Celorico da Beira
Localização: Celorico da Beira
Latitude: 40.63717889999999
Longitude: -7.391701600000033
O castelo de Celorico, situado num maciço granítico sobre o rio Mondego, julga-se que teve uma primeira versão de fortificação, construída pelos romanos sobre um castro, habitado por povos desde a pré-história.
A ocupação árabe deste castelo, termina com a campanha de Reconquista Cristã da Península Ibérica, no reinado de D. Afonso Henriques, que o entregou à Ordem dos Templários.
Esteve envolvido em diversas contendas, por exemplo, no reinado de D. Sancho I, em 1198, foi cercado pelas forças de Afonso IX de Leão, é assaltado em 1385, pela forças de Castela, que também em 1762, o voltam a atacar.
Esta estrutura defensiva foi alvo de obras de reconstrução e reforço das defesas, nos reinados de D. Sancho II, D. Dinis, D. Fernando, D. Manuel I e durante a Guerra da Restauração da Independência, foi adaptada para a utilização de artilharia.
Ignorando a história vivida por estas pedras, foi a própria Câmara Municipal, que ao longo do século XIX, demoliu parte das muralhas e vendeu a pedra. Classificado como Monumento Nacional, teve obras de conservação e restauro ao longo do século XX, mantendo-se actualmente a chamada, Torre do Relógio e parte das muralhas do castelo.